17 novembro 2012

resenha : um dia

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Sinopse:15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes.
Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.
Um dia começa no dia dia 15 julho de 1988,o dia da formatura de Dexter Mayhew e Emma Morley. Dex e Em passam a noite juntos.O que Dez queria era apenas mais uma noite de prazer,mas acaba encontrando em Emma uma grande amiga.A narração é feita em terceira pessoa.Mas não é uma narração normal,que conta todos os dias da vida de Dex e Em,apenas os dias 15 de julho são narrados ! Em cada capítulo David nos mostra o que aconteceu com Emma e Dex nos anos seguintes a formatura,sempre no dia 15 de julho, véspera do Dia de São Swithin.
Dexter e Emma são completamente opostos.Ela-estudiosa,pé no chão,sonha em ser uma escritora- e ele - quase sempre embreagado,mimado pelos pais ricos,mulherengo,acha que o mundo gira em torno de seu umbigo.Mas apesar das diferenças,os dois criam laços de amizades muito fortes,até que a dedicação de Emma em sua carreira de escritora,seu namorado Ian, Dexter em sua nova profissão de apresentador de TV,suas varias namoradas e envolvimento com drogas afastam os dois.E suas vidas começam a mudar: Dexter se casa e tem uma filha e Emma lança seus primeiros livros.
Minha opinião sobre o livro: Um dia nos proporciona um momento de leitura muito agradável.David soube juntar humor,drama e romance num livro só - e na quantidade certa.Eu me envolvi com os personagens.Muitas vezes fiquei com vontade de dar um tapa na cara de Dexter por ele ser tão idiota ! Eu gostei muito do livro,apesar de esperar mais ( Acho que ultimamente tenho criado expectativas exageradas em relação aos livros, ou não estou num bom momento de leitura :/ ). Enfim,eu recomendo o livro.É um romance muito bonito,uma historia deliciosa de ser lida.
O que eu gostei: Já falei praticamente tudo,mas não falei sobre Emma. Ela é com certeza, a minha personagem favorita de Um dia.Eu fiquei impressionada pelo amor que ela sente por Dex.Mesmo depois de tanto tempo, e de tantos vacilos dele com ela, ela continua o amando.Adorei ! haha.Também me apaixonei pela capa ( a capa do meu livro é com a foto da adaptação,essa do inicio do post).
O que eu não gostei: Do Dexter.Na verdade, eu gostei dele.Não gostei das atitudes dele, ele devia ter valorizado muito mais a Emma.E ele era tão irresponsável ! E metido ! 
Minha nota: 
História: ♥♥♥♥
Capa: ♥♥♥♥
Gente, também não achei o booktrailer do livro,então vou colocar o trailer do filme.

E mais uma coisa, as capas do livro:
Alemanha
Estados Unidos ( hardcover)
Estados Unidos ( movie-tie-in)

Estados Unidos ( paperback)


Holanda
Itália
Qual vocês gostaram mais ?Eu adorei a da Alemanha.
Então é isso gente,espero que gostem da resenha e do livro também.
Beijos,
Brenda.






2 comentários:

Aline Coelho disse...

Concordo com vc sobre Dexter e penso que o fim do livro foi do jeito que foi pq ele não soube dar valor a Emma então teve que ficar só.
Sobre a capa também gosto da capa da Alemanha.
Vi o filme e chorei litros!!!!!

Brenda Andrade disse...

Ainda não tive a oportunidade de ver o filme =( Concordo com você,ele não a merecia.

Postar um comentário

Comente e me faça feliz ! Se tiver um blog,deixe o link que visitarei com muito prazer ! Obrigada =)