01 fevereiro 2013

Resenha- Depois dos Quinze

Depois dos quinze
Autora : Bruna Vieira
Editora : Gutenberg
Páginas: 198
Link para skoob
Sinopse: Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.
   Não sei se eu comentei aqui no blog,mas eu tava querendo muito esse livro.Faz muito tempo que eu acompanho o blog e fiquei muito feliz quando soube que ela lançaria um livro,apesar de eu não ser muito fã dela nem do blog mais.
   O livro é um conjunto de contos e crônicas,algumas já postadas no blog,outras inéditas.Além da continuação do conto "Vértices de um amor ".
   Eu esperava muito, e me decepcionei muito.Os textos são muito fracos.Parecia que eu estava lendo um único conto.Tudo muito igual e muito clichê.A Bruna tem uma forma tão única de escrever que faz tudo parecer idêntico .Além disso,eram temas meio bobos.Alguns salvam,mas são poucos.
  Sobre o conto Vértices de um amor,que pra quem não sabe é um conto que ela postava no blog em 2010 mas parou.Quando eu comecei a ler pensei : "Espera,mas é isso mesmo ? ". Eu não lembrava  da história,só lembrava que quando eu li,gostei.Mas isso foi ha três anos.Pode parecer petulância da minha parte,mas lendo agora,Vértices de um Amor me pareceu uma fic adolescente mal escrita. Eu sei que tem muita gente que gostou,e que talvez eu esteja exagerando,mas a história é meio bobinha.

   Outra coisa que eu não gostei : o livro tem algumas frases em inglês.Não frases dela,frases de outras pessoas que ela simplesmente decidiu não traduzir.Pode ser implicância minha,mas eu acho estranho num livro em português,ter frases em inglês dispostas dessa maneira.Eu sei que é comum ter citações,ou algumas palavras escritas assim,mas frases de introdução ?  Eu amo inglês,acho uma das línguas se não a mais,lindas do mundo.Mas gente,isso é um livro nacional.Já li milhares de livros que tinham citações de Shakespeare,e todas elas em português.Enfim,acho que ninguém acha isso relevante,mas eu não gostei.
Apesar de todas essas criticas, tem algo que precisa ser dito: A editora arrasou no design.É tipo ACEDE,que de tão lindo,dá vontade de ficar tirando fotos. ( acho que sou a única que pensa esse tipo de coisa,mas quer dizer que achei a capa perfeita e tal ). A capa é uma gracinha,as orelhas,as fontes,as ilustrações.Tudo muito lindo e delicado.
   Na ultima página do livro tem uma playlist pra você ouvir enquanto lê o livro,sugerida pela própria Bruna.Também achei isso legal.
   Eu estava bem em dúvida se faria ou não essa resenha,porque eu não queria falar tão mal assim do livro.Seria bem melhor seu eu tivesse falando que amei o livro e foi tudo o que eu esperei,mas não foi assim.Quero deixar bem claro,que essa é minha opinião, e muitas pessoas gostaram do livro.
   Por favor,me falem a opinião de vcs,quero saber se sou a única que não gostou e se vcs acham que impliquei demais com o livro rs
Beijos !